CatalogaçÃo de jogos tó D1 deus



Yüklə 204.5 Kb.
tarix11.08.2017
ölçüsü204.5 Kb.





G



TER/UDV - Coordenação M. Edson Saraiva


Base: JOGOS TÓPICO D1 – DEUS

Data: 2009



CATALOGAÇÃO DE JOGOS

D1 - DEUS

1. CRIADOR CRIAÇÃO

2. JESUS FILHO DE DEUS

3. JESUS PERDÃO SALVAÇÃO

4. MARIA MÃE DE JESUS

RESPONSÁVEL: CRISTIANE O. DA LUZ



GTER /2009

SUB TOP – O CRIADOR

Atividade: Bingo da Criação

Tópico: D1 – Deus - O Criador

Quem indica: Daniela - N //// - São Joaquim - ?R




Objetivos: Realizar a retomada de encontros anteriores

Instruções: Jogo de Bingo . Sorteia a pedra com perguntas condizentes com o tema. Quem acertar a reposta marca. Quem errar paga prenda. Pode ser prenda de:

1.habilidades físicas coladas em um painel que fica no centro da roda



2. Trava-linguas e pequenas poesias


Material: Bingo Sonata, 20 envelopes , cartelas, feijões

Tempo: 1 h

Idade: Grupo de Crianças a partir de 4 anos

Lugar: com mesa e cadeiras


SUB TOP – O CRIADOR


Atividade: Mancala

Tópico: D1 – Deus – O Criador

Quem indica: Maria Eugenia -N Jardim das Flores - 9ªR




Objetivos : Trazer a idéia de semeadura/semear/plantar e colher

Instruções:


Material: Buracos cavados na terra ou caixas de ovo , Papel com casas riscadas , Sementes

Tempo : 20m

Idade Grupo de Crianças de 2 a 10 anos

Lugar: O campo de terra ou areia


SUB TOP – O CRIADOR


Atividade: Osani

Tópico: D1 – Deus – O Criador

Quem indica: Maria Eugenia -N Jardim das Flores - 9ªR




Objetivos : Entender a idéia de um circulo fechado em si mesmo – por exemplo Família . Deixar as crianças mostrarem sua compreensão

Instruções: Crianças sentam-se em círculos com os pés encostados. Cada um tem que dizer na sua vez algo redondo/esférico/circular


Material: Nenhum.

Tempo : 20m

Idade Grupo de Crianças de 2 a 14 anos

Lugar:ao ar livre


SUB TOP – O CRIADOR


Atividade: Dominó Deus

Tópico: D1 – Deus – O Criador

Quem indica: Érica - N Grande Ventura - 3ªR




Objetivos : Entender o significado de Deus como a inteligência suprema

Instruções: Criar no chão uma trilha de dominó em pé, uma após a outra, formando vários desenhos. Devem ser colocadas de forma que a partir de um toque todas devem cair. Num dado momento pergunte o que aquilo que estão fazendo tem a haver com causa primeira? Com a criação?


Material: de 2 a 3 jogos de Dominós

Tempo : 1h

Idade Grupo de Crianças a partir dos 10 anos

Lugar: chão


SUB TOP – O CRIADOR


Atividade: Horta

Tópico: D1 – Deus – O Criador

Quem indica: Greicy Gama - N. Àguas Claras- ? R




Objetivos : fazer as crianças entenderem o processo e importância da criação.

Instruções: solicitar as crianças que fiquem em círculo, depois pedir a todos que fiquem agachados como se fossem uma semente e lentamente irem se

levantando simbolizando o crescimento de uma árvore. Colocar terra preta nos copos; fazer pequenos furos na terra; colocar as sementes nos furos; regar a terra. Durante todo o processo, um monitor explica o passo – a ‐ passo da atividade e depois faz um link com o inicio do Ensino religioso e com a criação de Deus




Material: sementes, copo, terra preta, palito de picolé

Tempo : 1h

Idade Grupo de Crianças de todas as idades

Lugar: espaço para horta



SUB TOP - JESUS FILHO DE DEUS


Atividade: Bola do Coração

Tópico: D1 Deus – Jesus filho de Deus

Quem indica: Rita de Cássia - N. Arco –Iris – 9ª Região




Objetivos: Integrar as crianças através de atividades recreativas, desenvolvendo jogos simples que auxilie a pensar, sentir a respeito do amor de Jesus, o amor ao próximo.

Instruções: Faz-se um circulo, sentados no chão e fica apenas com uma bola no circulo.

Quem lançava a bola faz uma inspiração e imagina encher o seu coração de amor, e, depois fala: “com todo o meu amor vou jogar a bola pra...” (nome de alguém).

Quem recebe a bola inspira e encosta a bola no lado do coração e joga para outra criança falando a mesma frase

Pede a criança que peguem a bola que trouxeram (quem não trouxe dar balão). Que coloque a bola no lado do coração e inspire bem profundamente preenchendo todo o seu ser com a amor e ao ouvir o sinal vão jogar a bola p/ Céu compartilhando com mundo e outras pessoas esse sentimento divino. Todos jogam as bolas pro céu e depois umas com as outras.




Material: Cada criança traz de casa uma bola (leve): grande, pequena, colorida, etc...

Tempo: 20m

Idade: Grupo de Crianças de 2 a 6 anos de idade e 7 a 11 anos.

Lugar: O campo gramado



SUB TOP - JESUS FILHO DE DEUS


Atividade: Quem tem Jesus no Coração

Tópico: D1 Deus – Jesus filho de Deus

Quem indica: Rita de Cássia - N. Arco –Iris – 9ª Região




Objetivos Auxiliar a pensar, sentir a respeito do amor de Jesus, o amor ao próximo.

Cativar as crianças ao estudo do tema proposto e Aprender brincando que Jesus ou (amor de Jesus) está em todas as pessoas e que é necessário perceber sua presença no irmão, no amigo, na família.



Instruções: Essa brincadeira é igual ao Passar o anel, só que em vez de passarmos um anel vamos passar um coração. Escolhe a criança que vai iniciar a brincadeira. As outras se sentam lado a lado ou formam circulo cada criança com as mãos unidas. A criança que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, de mão em mão, e vai depositar o coração na mão de um dos participantes, (que deve permanecer discreto). Quando tiver passado por todo do grupo, quem iniciou a brincadeira abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Depois disso a criança que passou o coração pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte e não acertar pergunta ao próximo e assim segue. No final a pergunta é: Quem quer guardar Jesus no coração? Então distribuímos os outros o corações


Material: Confeccione um coração de cartolina em um tamanho que fique escondido no meio de nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração). Uma frase a respeito de Jesus em cada coração. Ou um coração para cada participante

Tempo20m

Idade Grupo de Crianças de 2 a 6 anos de idade e 7 a 11 anos.

Lugar: O campo gramado


SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO


Atividade: Amigo Salvador

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Ana Cristina - N. Sabiá - 8ªR




Objetivos: Sentir como é bom ter alguem para nos guiar , nos orientando a nos salvarmos dos obstáculos do caminho. Também desenvolver a confiança, a responsabilidade, a fraternidade e a obediência, dentre outras coisas.

Instruções: Define-se um trajeto para ser cumprido. Coloca-se de forma segura, alguns obstáculos para serem vencidos no caminho. Exemplo:uma trilha com tijolos (de forma de só se passasse pé ante pé); dois galões enormes amparando um cabo de vassouras (pra passar embaixo); uma tábua em cima de alguns apoios de concreto (tipo uma ponte pra passar em cima); um tronco de árvores (não muito alto, colocado na horizontal pra ser transposto) e o galho de uma árvore que ficava no trajeto e que era um pouco mais baixo (pra ser desviado). O grupo de crianças é organizado em duplas. Cada um dos membros exerce o papel de salvador e o outro, aquele que precisa ser salvo que deve estar vendado. O salvador conduz seu companheiro pelo caminho, dando as ordens de como ele deve agir para se livrar dos perigos e vencer os obstáculos. Aquele que precisa ser salvo estará de olhos vendados e deverá ouvir e seguir as orientações recebidas do salvador para ser vitorioso.  Após o término do trajeto, eles trocam de função. Cada dupla deverá ter um adulto que os acompanhe


Material: Vendas, tronco de arvores, lama, cascalho, bambole, tábuas de madeira, etc ( qualquer coisa que possa se transformar em um obstáculo no trajeto )

Tempo: 1h

Idade: crianças de 5 a 14 anos

Lugar: Campo ou mata



SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO


Atividade: Escada das Virtudes da Evolução

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Érica – N. Grande Ventura – 3ªR




Objetivos : Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução espiritual. Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.

Instruções: 1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.

3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. 4) As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. As respostas erradas não serão usadas. Vence a equipe que chegar mais alto.5) Peça para um representante de cada equipe desenhar uma "pessoinha" no degrau onde conseguiram chegar.6) No final, equipe vencedora irá abraçar os demais jogadores.7) Diálogo: Olhando para estas escadas, podemos compreender um pouco como é que os Espíritos evoluem moralmente. Quanto mais virtudes conquistamos para nosso coração, significa que mais evoluímos. Mas não basta tê-las, é preciso agir com elas e sempre aprimorá-las...8) Opção: a equipe que se lembrar das virtudes que faltaram na sua escada e escrever numa folha separada, ganhará um ponto extra.Veja abaixo as dez questões e respostas:QUESTÕES E RESPOSTAS PARA O COORDENADOR:



Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram são mostras desta virtude. Como se chama? PACIÊNCIA

Ajuda-nos a colocar idéias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é, o que é? TRABALHO.

Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.

Saber agradecer pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude. Como se chama? GRATIDÃO.

Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pede para cumprir nossos deveres e promessas. Quem a possui faz sempre o melhor possível. Qual é ela? RESPONSABILIDADE.

Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Qual é ela? CARIDADE.

Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.

Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude, que é a ...DISCIPLINA.

Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é, o que é? CORAGEM.

Querer bem e gostar são parte de um sentimento que faz a vida valer a pena, e que se chama... AMOR.”

Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).

Tempo: 1h

Idade : 10 a 14 anos

Lugar: Mesa


SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO



Atividade: Bola Salvadora

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Leoni – N Breuzim - ? R




Objetivos : Incentivar o trabalho de equipe, a solidariedade com o colega que está em perigo de ser pego.

Instruções: participantes espalhados pela quadra e o pegador, que inicia o jogo no meio. Essa atividade assemelha-se com um pega-pega.
O diferencial é que a bola fará o papel de salvadora.
O pegador correrá atrás dos participantes e esses para se livrarem terão que estar de posse da bola.

Regras: Quem estiver com a bola não poderá ser pego, portanto os participantes terão que passar a bola para quem estiver correndo perigo de ser pego.
Dicas: Dependendo da quantidade de participantes poderá ser utilizada mais de uma bola


Material: Bola

Tempo 1h

Idade 5 a 14 anos ( dividir melhor por idade)

Lugar: campo de vôlei



SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO



Atividade: Baralho da Substantivos

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Edson – N. //// - ? R




Objetivos :

Instruções: Uma boa possibilidade é um jogo onde podemos semear 40 substantivos - entre eles alguns elementos-palavras "nossos" (Sol) ou palavras relacionadas ao tema - com outros que não (guarda-chuva) e trazer o "baralho" de palavras (uma palavra por carta) pra eles escolherem duas e tentarem encontrar o que um elemento tem do outro:

Escada e binóculo, por exemplo.

“O que de binóculo tem numa escada e vice-versa?”


Material: cartolinas cortadas em tamanho de cartas com as palavras escritas

Tempo 30m

Idade 7 a 12 anos

Lugar: sala



SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO



Atividade: Dinâmica dos Ovos

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Daniela – N. /// - S Joaquim - 13ªR




Objetivos : Entender que Jesus ensinou a perdoar e que ele é vida nova.

Instruções: No primeiro momento, reuní-los cantando músicas infantis que falam da Páscoa e após começar a atividade com uma contação de história inventada à partir de fatos reais:"o que aconteceu com o Zequinha?!" -

De como o coração dele ficou bem limpinho, o que que aconteceu que chateou ele e ele começou a ficar magoado ( manchinhas fedorentas em seu coração) e um monte de situações desagradáveis foram acontecendo e deixando-o bem triste no final (círculo vicioso) e de como ele viu o imenso céu azul e lembrou do Amor, de Jesus, de como seus pais o amavam e o queriam melhor a cada dia, e começou a fazer experiências de diversas maneiras de ir se livrando de toda aquela craca ruim, desculpar-se, reconhecer, olhar nos olhos, perdoar-se e... libertar-se, se salvar! recomeçando (círculo virtuoso) a acontecer uma série de coisas positivas com sua mudança de atitude”


2º momento: Ainda se utilizando da receptividade deles com a história, mostrar uma caixa grande em forma de ovo com os dizeres: Dentro do Ovo há o NOVO e 6 ovos um dentro do outro (só a metade, forrados de papel crepom colorido e dentro de cada um, 09 dizeres auto colantes (para serem colados nos coletes de papel pardo para o jogral. Fazer um colete/pala de papel pardo para cada uma criança e fazer uma espécie de jogral ao vivo com esses dizeres com desenhos).

Conforme vai abrindo os ovos, vai lendo cada um, uma auxiliar vai colando nos pequeninos, aprontando-os para uma apresentação-relâmpago para os pais com os dizeres: 1. Jesus é o Caminho, 2. a Verdade e a Vida, 3. Jesus é a Fonte de todas as Virtudes, 4. e é o Perdão, 5. Ele salva, é a Salvação,7. Salvar-se é Libertar-se, 8. do que não é bom, 9. Liberdade é Vida Nova, Feliz Vida Nova, Feliz Páscoa ! e tian, tian, tian do ovo mais pequenino (em cima de uma caixa de sapato) Um pintinho de verdade!!!


Momento 3: após eles pegarem, tocarem, sentirem a pequena vida nova em suas mãos,combinar as regras para a famosa CAÇA AOS OVINHOS, que cada um ganharia um, mesmo encontrando mais de um e que entregaria para o seu respectivo dono.


Material: lousa, giz, desenhos (rudimentares)do coração do Zequinha, saliva, muitas expressões faciais e gestuais com uma dose de dramaticidade, 6 caixas em forma de ovo e um pintinho de verdade, dizeres auto colantes, coletes em TNT ou papel pardo.

Tempo 1h

Idade 3 a 10 anos

Lugar: sala


SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO



Atividade: Teia da Vida

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Érica – N. Grande Ventura - 3ªR




Objetivos : Chegar a conclusão que devemos tomar cuidado com as nossas atitudes e fazer para o outro o que queremos que nos façam

Instruções: Sentar-se em círculo e pedir que cada um fale uma palavra importante para elas terem como ATITUDES na vida, em casa, na escola, na UDV, como amigos uns dos outros...

A criança fala a palavra, o nome do amigo, segurava o barbante e jogava o rolo de barbante para o amigo que ele falou.

Depois que todos falaram e jogaram o barbante, pede-se que olhem o desenho que se formou no centro do círculo com o barbante. Pede à duas crianças para soltar o barbante. Perguntar o que aconteceu com o desenho.

Pegar novamente as pontas do barbante. Puxar fortemente e todos sentiram. Perguntar o que acontece com as nossas atitudes? Elas interferem na vida de outras pessoas?




Material: rolo de barbante

Tempo 30m

Idade 5 a 12 anos

Lugar: sala


SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO



Atividade: Balão das Virtudes

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Gonçalina Viegas PN Sagrada Família 13ªR




Objetivos :Desenvolver de forma lúdica as virtudes contidas no Guia

Instruções: Cada criança ganha um balão escrito uma virtude das 9 que estão no Guia e não podia deixar cair o balão no chão. A dinâmica é animada com música alegre. A brincadeira começa jogando o balão para cima e quando alguém deixa cair o balão paga prenda e assim vai até umas 3 vezes ou mais depende da motivação do grupo.

Quando a música parar cada um deve estar com o balão na mão mostrando o que está escrito para seu colega e lerem voz alta.



A seguir sentar em roda e conversa respeito das virtudes escritas nos balões que cada criança segurava nas mãos. Perguntar quem sabe o que é a virtude...? Dar um exemplo....


Material: Bexiga, Música , rádio caneta hidrocor

Tempo 2h

Idade 8 a 12 anos

Lugar: salão


SUB-TOP - JESUS PERDÃO SALVAÇÃO


Atividade: Cuidando das Virtudes

Tópico: D1 – Jesus Perdão Salvação

Quem indica: Gonçalina Viegas PN Sagrada Família 13ªR




Objetivos :Desenvolver de forma lúdica as virtudes contidas no Guia

Instruções: Ir de dois em dois. Ter 1 envelope com 3 balas cada uma com uma cor, que irá indicar a cor a ser seguida na trilha. Terá no caminho da trilha fitas, a dica a ser seguida é o da cor escolhida. Fazer outras fitas com frases diferentes como paciência, continue, clama, vamos obedecer, ajude sempre, etc Seqüência do que vai escrito nas fitas em ordem: “01 – LEVE O SEU AMIGO (A)CEGUINHO (A) ATÉ A PRÓXIMA DICA (vendar os olhos o amigo) desenvolver a caridade.Caridade - É a generosidade, a solidariedade, a bondade, é ajudar as pessoas. A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles... nossos pais, nossos irmãos, nossos amigos, colegas, professores. Quem dá o bem é o primeiro beneficiado.Justiça - O fiel da balança é fiel porque é exato: nem mais, nem menos — o justo. A justiça é a virtude de manter-se fiel à verdade, sem comprometê-la com o que quer que seja. Para chegar-se a ela, é preciso prática, constância, esclarecimento. Paciência e obediência são aliadas importantes nessa busca. E ainda: só há justiça verda­deira com amor.02. AMARRE O SEU PÉ COM O DE SEU AMIGO (a), ATÉ A PRÓXIMA DICA. Paciência - É uma energia divina, sem limites. A pessoa deve cultivá-la, exercitá-la, com constância. Quanto mais difícil é a situação, mais necessária é a paciên­cia. E é aí que se deve buscá-la. "A paciência tudo alcança", diz o ditado cristão.03. TODOS DEVEM DAR PASSINHOS DE FORMIGUINGA ATÉ A PRÓXIMA DICA.É isso vamos sempre ser pacientes, devagar e semprePrudência - Se há uma coisa que não está sobrando no mundo é o cuidado. Diz o ditado: "Todo cuidado é pouco". Prudência é cautela, cuidado. É preciso estar alerta e ter em mente a necessidade de preservar-se dos perigos; cuidar-se física e mo­ralmente. A prudência exige a prática do autocontrole, o domínio da ansiedade. É uma importante guarnição contra a raiva e demais perigos do mundo.04. ANDAR COM UM PÉ SÓ ATÉ A PRÓXIMA.Obediência - As leis de Deus, são poucas, simples e cla­ras. E visam ao bem-estar dahumanidade. Expressam a verdade, a realidade da vida. Cumprindo-as, o ser humano equilibra-se e encontra paz e prosperidade. A obediên­cia é a virtude de superar tentações e fraquezas e manter-se dentro das leis da ética e da Natureza.Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais.05.ANDAR COM O OUTRO PÉ. Constância - É a prática continuada dos deveres, a firmeza no cumprimento das metas estabelecidas, vencendo tentações e fraquezas. A constância é uma aliada po­derosa contra a preguiça, a dispersão e a inércia e conduz quem a cultiva à vitória.06. ANDAR DE COSTA UM PARA O OUTRO Mansidão - Diz Jesus, no "Sermão da Montanha" (Mateus, 5-4): "Bem-aventurados os mansos, pois herdarão a Terra". Mansidão é paz interior, a que se chega pela prática das virtudes e pela obediência às leis de Deus.07.ESTAMOS CHEGANDO NA RETA FINAL No campo de Futebol.No campo deve haver vários copos descartáveis, alguns com um número dentro. Todos devem ir a procura de um copo com número e trazer ao local de inicio par pegar o tesouro. Pegar o tesouro com o mesmo número do copo. Copo n 1 Tesouro n1. Em cada tesouro deve estar escrito palavras pra crianças explicar o que significa e receber o tesouro.

Tesouro:1 revista de colorir + borracha ; 1 revista de colorir + lápis de cor;1 revista de colorir + apontador;1 revista de colorir + lápis preto

De modo que cada um fique com a sua revista, mas terá que dividir o restante do material com os demais.


Material: Envelope, balas de três cores, fitas de três cores, tesouros: (revista de colorir + lápis; revista d colorir + borracha; revista + apontador; revista + lápis de cor), copos descartáveis, canta hidrocor.

Tempo 2h

Idade: 4 a 7 anos

Lugar: terreno do sitio


SUB-TOP – MARIA MÃE DE JESUS



Atividade: “Advinha de que mãe estou falando?”

Tópico: D1 DEUS – Maria mãe de Jesus

Quem indica: Lílian Coelho - N. Luz Divina - 12ªR




Objetivos: Trabalhar o tema Mãe nossa e mãe Maria.

Instruções: Apresentar duas fichas à parte com as palavras "Mãe e "Maria".

Com a primeira ficha trabalhamos a importância das nossas mães apresentando algumas características/ qualidades das mães das crianças e elas tem que adivinhar de quem se trata.

Com a segunda ficha, perguntar às crianças: Quem é Maria pra você?

Deixar que cada um responda. Falar a respeito da vida de Maria (Quem foram seus pais, onde viveu, o anúncio do anjo, etc.)




Material:Folhas de papel A4 para as fichas

Tempo: 1h

Idade: Grupo de Crianças de 3 a 13 anos de idade

Lugar: Parque


SUB-TOP – MARIA MÃE DE JESUS



Atividade: Dinâmica Virtudes De Maria

Tópico:D1 DEUS – Maria mãe de Jesus

Quem indica: Rosane Brandt - N. Mestre Nesclar 6ª R




Objetivos : Assimilar melhor a pessoa de Maria e a sua importância na historia da humanidade

Instruções: As crianças foram divididas em dois grupos A e B . Falar do objetivo do jogo para que elas assimilem. O jogo inicia com 07 perguntas feitas para os dois grupos e as respostas corretas davam direito a um ponto, fazendo assim uma escada com a resposta certa, colocávamos no mural. Vence o grupo que acertar as resposta de cada degrau da escada. As perguntas e respostas:
01-Quando Maria recebeu o anúncio do anjo que ela vinha ser a mãe de Jesus, ela aceitou sua missão, mesmo sabendo que ia enfrentar dificuldades. Isso porque ela teve? CORAGEM 02-Maria esperou durante nove meses a chegada de Jesus, seu filho. Pondo em pratica a virtude que é? PACIÊNCIA
03-Maria em suas palavras com seu filho Jesus sempre transmitia harmonia. Porque também transmitia? PAZ 04-Maria cumpriu seu dever e promessas com Deus, fazendo o melhor por seu filho Jesus Cristo. Porque ela teve? RESPONSABILIDADE 05-Maria mesmo sabendo que era a mãe do filho de Deus, em nenhum momento se exaltou diante das pessoas. Por que ela teve? HUMILDADE 06-Quando Jesus foi crucificado Maria esteve ao seu lado lhe auxiliando e sendo prestativa, colocando em pratica a virtude que é a ? CARIDADE 07-Maria cumpriu fielmente o primeiro mandamento de Deus, e quis o bem para todos nós. Isso faz parte de um sentimento que faz a vida valer mais. Qual é essa virtude? AMOR


Material: Mural /quadro giz ou caneta hidrocor

Tempo: 2h 30

Idade Grupo de Crianças de 7 a 14 anos

Lugar: Sala



SUB-TOP – MARIA MÃE DE JESUS



Atividade: Mãezinha do Céu

Tópico:D1 DEUS – Maria mãe de Jesus

Quem indica: Rita Baratieri – N. Arco-Ìris - 9ªR




Objetivos : Despertar o sentimento de amor da nossa mãe de Deus

Instruções: Trazer a musica Mãezinha do céu. Ouvir e cantar. Depois perguntar: Como saber se o Manto de Maria nos guarnece?

Aguardar respostas. Continuar perguntando... Por que cantar “Azul é o seu Manto, Branco é o seu véu? Propor: Vamos imaginar que podemos tocar o Manto azul da Mãe de Jesus? E ainda que “ela” cuida de nós? Então começar a cantar a musica novamente. Pedir para esticar os braços p/tocar o céu... Concluir dizendo: agora que tocamos o Manto da Mãe de Jesus e sentimos ela nos envolver,vamos dar um abraço em todos que encontrar. Deixar que se abrassem. No dia das mães: Usando um grande tecido de Voal, vamos propor, que cada mãe possa segurar um pedaço do pano azul e quando for dado um sinal elas levantam o tecido e entram embaixo do pano. E as crianças vão cantar a música “Maezinha do Céu”




Material: musica “maezinha do céu” , voal azul

Tempo: 40m

Idade Grupo de Crianças de 3 a 14 anos

Lugar: Sala


Catalogação de

Jogos, Brincadeiras e Dinâmicas GTER 2009



Responsável: Cristiane O. da Luz Pré - Núcleo: Coroa Divina - Região: 9ª - E-mail: cris_udv@yahoo.com.br



Поделитесь с Вашими друзьями:


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©azkurs.org 2019
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə